Roberto Marinho traça a história do século XX através da trajetória do jornalista e empresário brasileiro que testemunhou e protagonizou momentos decisivos da vida do país. O livro, um perfil biográfico escrito pelo jornalista Pedro Bial, com o apoio do Memória Globo, foi publicado em 2004, pela Jorge Zahar Editor, e também traz uma diversidade de imagens que enriquecem a narrativa.

Para escrever a história do homem que construiu o maior império de comunicação do Brasil, Pedro Bial mergulhou em cerca de 4.000 documentos, que atravessam o período que vai de meados do século XIX até o início do século XXI. Pedaços de papel amarelado pelo tempo, relatórios secretos de governos, correspondências pessoais e profissionais de 70 anos de atividade jornalística, cartas íntimas e esboços feitos por Roberto Marinho para o livro de memórias que não chegou a escrever serviram de base para a elaboração da obra.

Cerca de 70 entrevistas de personagens que participaram direta ou indiretamente da vida do empresário – incluindo parentes, presidentes da República, funcionários e companheiros de imprensa – ajudaram a complementar a pesquisa, que resultou em uma envolvente narrativa sobre a vida de um dos brasileiros mais importantes do século XX.