Desde o início de sua vida profissional, Roberto Marinho foi reconhecido por sua contribuição ao desenvolvimento do país. Recebeu diversas condecorações, comendas e medalhas de órgãos e instituições oficiais, civis e militares. Foi nomeado para muitas ordens honoríficas, tendo sido, em alguns casos, promovido ao seu mais alto grau. Destacam-se a Medalha de Guerra, concedida pelo Ministério do Exército, e a Grã-Cruz da Ordem do Rio Branco, concedida pelo Ministério das Relações Exteriores. Como Chanceler da Ordem Nacional do Mérito, comenda concedida pela Presidência da República do Brasil, Roberto Marinho foi Presidente da Comissão Permanente do Livro do Mérito, um reconhecimento de sua atuação em favor da educação.


Década de 1940

25/10/1940 Medalha de Prata comemorativa do cinquentenário da Proclamação da República, concedida pelo governo brasileiro.

13/08/1946 Medalha de Guerra, concedida pelo Ministério do Exército a Roberto Marinho, por sua cooperação no esforço de guerra do Brasil. A medalha possui a inscrição 22-VIII-1942, data da declaração de guerra do Brasil à Alemanha e à Itália, na II Guerra Mundial.

28/11/1948 Diploma de Medalha Militar, concedido pelo Ministério do Exército.