É significativa a variedade de homenagens prestadas ao jornalista e empresário Roberto Marinho. Seu nome foi dado a ruas, prédios, bibliotecas, provas esportivas, prêmios, entre outros. Recebeu centenas de diplomas de agradecimento, placas, e foi prestigiado em recepções, almoços e jantares. Na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, o Ginásio de Aplicação do Centro de Estudos Pedagógicos recebeu o nome de Roberto Marinho. Pelo reconhecimento ao auxílio prestado na valorização da região da Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro, o jornalista recebeu o diploma Amigo da Cinelândia. Roberto Marinho recebeu, ainda, placa comemorativa pelos 50 anos da Sociedade Hípica Brasileira.


Década de 1980

19/01/1980 Homenageado na festa A Noite do Estandarte de Ouro, no Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira (RJ), por ter sido premiado como Homem de Visão de 79 e pela promoção do prêmio Estandarte de Ouro.

20/01/1980 Diploma Condessa do Rio Novo, concedido a Roberto Marinho pelo Conselho Municipal de Cultura de Três Rios (RJ), em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores do município. Durante a solenidade, Marinho foi representado pelo jornalista José Pretextato de Assis Faria.

02/1980 Homenageado na festa Noite do Estandarte de Ouro, do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Vila Isabel (RJ), pelos serviços prestados em prol do engrandecimento das escolas de samba.

05/05/1980 Homenagem prestada a Roberto Marinho na abertura da novena de Nossa Senhora de Lourdes, em Mata de São João (BA). O dirigente dos festejos, José Augusto Vieira, declarou que o jornalista foi escolhido por sua atuação na direção das Organizações Globo e lembrou que a abertura do evento coincide com o início da Semana de Telecomunicações.

11/09/1980 Homenagem prestada a Roberto Marinho pela Associação das Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior (AMES), em jantar realizado no Gávea Golf Club (RJ).

18/10/1980 Homenageado especial no baile de debutantes realizado pela Sociedade Acadêmica Militar, da Academia Militar de Agulhas Negras (AMAN), em Resende (Rio de Janeiro). Roberto Marinho foi representado na solenidade por Jair Lento.

29/06/1980 Padrinho, junto com Ruth Marinho, sua esposa, da solenidade de inauguração dos novos sinos do carrilhão eletrônico da Paróquia de São Gonçalo de Amarante (São Gonçalo, RJ). O casal foi representado por José Antonio Marques e senhora.

19/12/1980 Homenageado na solenidade comemorativa dos dez anos de Existência do Projeto Minerva, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Roberto Marinho foi representado por Marcelo Garcia.

20/12/1982 Homenagem na comemoração do I Centenário da cidade de Rio Branco (AC), em agradecimento pelos serviços prestados à Fundação de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Cultura e do Desporto (FDRHCD), pela comissão promotora dos eventos comemorativos. Roberto Marinho foi representado por Arnaldo Nogueira, diretor da sucursal do jornal O Globo em Brasília.

30/12/1982 Certificado do Programa Nacional do Voluntariado da LBA (Legião Brasileira de Assistência), por sua participação na Campanha de Cartões de Natal.

03/02/1983 Inauguração do novo auditório da Associação Brasileira de Propaganda (ABP), que recebeu o nome de Roberto Marinho, em homenagem ao jornalista. A solenidade de abertura contou com a presença do homenageado.

16/05/1983 Inauguração da Biblioteca Roberto Marinho, na solenidade de abertura da III Semana da FEMVA (Faculdade de Engenharia Mecânica de Varginha - MG). O jornalista fez uma doação de livros para a biblioteca.

05/1983 Homenageado Especial na XX Festa do Carro de Boi, em Raposo (RJ). Roberto Marinho foi representado por Samuel Miranda de Jesus.

02/08/1983 Homenagem do Conselho Federal de Cultura, presidido pela ministra da Educação, Esther Figueiredo Ferraz.

21/09/1983 Homenagem prestada pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg), em sua reunião semanal, pela passagem do Dia da Imprensa. Impossibilitado de comparecer à solenidade, o jornalista foi representado por José Carlos Barbosa de Oliveira, diretor cultural da Fundação Roberto Marinho, que recebeu em seu nome a placa de prata oferecida pela Adesg.

04/10/1983 Moção de congratulações da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

20/12/1983 Placa comemorativa dos 35 anos da Alitália no Brasil. O diretor-geral da empresa, Vittorio Fanti, entregou pessoalmente a placa a Roberto Marinho. Na mesma ocasião, entregou também placas em homenagem à Rede Globo e a Roberto Irineu Marinho.

29/06/1984 Diploma de Cidadão Sepetibano, concedido a Roberto Marinho pela Colônia Z 15 dos Pescadores de Sepetiba, RJ.

05/11/1984 Homenageado com uma placa em agradecimento por seu apoio ao Panamá, nas comemorações dos 81 anos de independência do país. O evento foi realizado no Hotel Rio Palace (RJ) e promovido pelo Consulado Geral do Panamá no Rio de Janeiro. Roberto Marinho, impossibilitado de comparecer, foi representado por Afonso Faria, coordenador de promoções do jornal O Globo. 

03/12/1984 Funcionários das Organizações Globo presenteiam Roberto Marinho com um painel retratando etapas de sua vida, pintado pelo artista plástico João Câmara, por ocasião de seu 80º aniversário, em cerimônia realizada na Fundação Roberto Marinho.

1984 Placa em agradecimento a Roberto Marinho por sua contribuição para o progresso e engrandecimento da televisão brasileira, produzida pela Philips em comemoração à fabricação de 100 milhões de televisores no mundo.

20/05/1985 Diploma do Comitê Olímpico Brasileiro, concedido a Roberto Marinho pela colaboração prestada ao Olimpismo Brasileiro.

24/07/1985 Diploma do Anuário Latino-Americano, conferido a Roberto Marinho em comemoração aos 60 anos do Jornal O Globo e aos 20 anos da Rede Globo.

21/01/1986 Placa de prata pelo apoio das Organizações Globo ao desenvolvimento da informática no Brasil, recebida durante a visita de José Dion de Melo Teles, diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), e de José de Anchieta Moreira Hélcias, coordenador de Comunicação Social do Serpro.

29/08/1986 A PETROTUR (Empresa de Turismo de Petrópolis S/A) homenageia Roberto Marinho com a entrega da coroa de Petrópolis, em agradecimento pelo que o jornalista fez pela cidade através de seus veículos de informação.

09/1986 Roberto Marinho recebe da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) o Passaporte Brasil n° 03, uma iniciativa da empresa para promover o turismo internacional. Na mesma ocasião, o presidente José Sarney recebeu o passaporte n° 01, e o ministro da Indústria e do Comércio, José Hugo Castelo Branco, o passaporte n° 02.

10/1986 Inauguração, em São José do Rio Preto (SP), do Centro de Capacitação Profissional para o Menor Carente Jornalista Roberto Marinho, que contou com o apoio da TV Globo através do Projeto Participação. 

10/1986 Roberto Marinho inaugura a primeira etapa do complexo agropecuário do Grupo Sendas, cuja central energética recebeu o seu nome.  

1986 Verona Futebol Clube (Serra, ES) atribui o nome de Roberto Marinho a um dos troféus do II Campeonato de Futebol de Salão de Barcelona. O jornalista informou a impossibilidade de comparecer ao evento.

06/1987 A Federação de Golfe do estado do Rio de Janeiro homenageia Roberto Marinho, batizando com seu nome um dos troféus do campeonato V Campeonato Aberto da Cidade do Rio de Janeiro, que aconteceu no Gávea Golf and Country Club.

13/07/1987 A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro batizou uma parte de seu campus de Parque Roberto Marinho.

30/09/1987 Homenageado pelo Sindicato de Vendedores de Jornais e Revistas do Estado do Rio de Janeiro, por ocasião do 55º aniversário de fundação da entidade.

09/1987 Homenagem prestada a Roberto Marinho pelo Sindicato dos Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro, recebendo uma placa comemorativa dos 50 anos de fundação da entidade.

09/1987 Diploma de reconhecimento do povo carioca concedido a Roberto Marinho pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

21/01/1988 Homenagem do 2°. Regimento de Cavalaria de Guardas do Exército pelo apoio recebido como participante de competições na unidade, e como jornalista colaborador das atividades ali realizadas.

25/01/1988 Entrega do retrato de Roberto Marinho feito pelo pintor Nino Galdi e pelas pintoras Maria Loá de Paiva Côrtes, Blandina Menitzingen Rodrigues e Kilda Bret, do Núcleo Artístico Castagneto - Pedro Bruno, de Paquetá (RJ). A entrega foi feita a Walter Poyares.

24/05/1988 Entrega da escultura Integração por ocasião das comemorações do centenário do Moinho Fluminense. A escultura foi criada pelo artista plástico Bruno Giorgi.

18/08/1988 Diploma de agradecimento do Regimento Andrade Neves, concedido a Roberto Marinho pelo 2º Regimento de Cavalaria de Guarda (RJ).

23/09/1988 Homenagem da Sucesu-Nacional a Roberto Marinho. Devido à impossibilidade de comparecer à solenidade de entrega, o jornalista indicou Pedro Roza, diretor da Central Globo de Informática, como seu representante.

14/10/1988 Homenagem prestada pelo Rotary Clube do Rio de Janeiro e pelo Instituto Brasileiro de Cultura Hispânica a Roberto Marinho, em jantar realizado no Tijuca Tênis Clube (Rio de Janeiro), em comemoração ao dia nacional da Espanha. O evento tinha como objetivo arrecadar fundos para a Fundação Rotária de Educação para o Trabalho.

22/10/1988 A Colônia de Pesca Z-23, de Búzios (RJ), reabre com o nome "Jornalista Roberto Marinho", em homenagem ao presidente das Organizações Globo. Walter Poyares representou o jornalista na homenagem.

08/12/1988 Homenagem prestada na abertura do Congresso Nacional de Educação Técnica pelo diretor da Secretaria de Ensino Técnico do Ministério da Educação e Cultura, João Azevedo. Roberto Marinho foi representado por Walter Poyares, seu assessor. 

18/12/1988 Placa comemorativa dos 50 anos da Sociedade Hípica Brasileira.

03/1989 Roberto Marinho recebe o botão de ouro, representando mais de 35 anos do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ).

15/05/1989 Homenagem do Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (Syndarma).

23/05/1989 Roberto Marinho recebe a Grande Homenagem da Indústria de Minas nas comemorações do Dia da Indústria, em Belo Horizonte (MG).

27/06/1989 Homenagem da prefeitura municipal de Santa Rita (PB) a Roberto Marinho, nomeando uma das ruas da cidade com seu o nome.

18/08/1989 Homenagem do Iate Clube do Rio de Janeiro aos sócios mais antigos.

05/10/1989 Roberto Marinho recebe uma edição comemorativa do Jubileu de Prata da Enciclopédia Barsa, com 16 volumes, distribuída a personalidades de destaque nos campos da cultura e comunicação. Na mesma ocasião, o jornalista recebeu da Encyclopaedia Britannica, editora da Barsa, o prêmio Comunicação e Infância por seu trabalho na campanha Criança Esperança.