Roberto Marinho foi escolhido como patrono e paraninfo de turmas, principalmente de cursos universitários, em todo o país. Em algumas solenidades de formatura recebeu, ainda, uma homenagem especial do evento. Em muitas ocasiões, o jornalista e empresário não pôde comparecer, tendo sido representado por Arnaldo Nogueira, Luiz Eduardo Borgerth ou Walter Ramos Poyares.


Década de 1980

01/1980 Patrono da solenidade de formatura da turma de Ciências Contábeis e Administrativas do Instituto Superior de Ensino Celso Lisboa (ISECL). 

03/1980 Patrono da solenidade de formatura dos engenheiros nas modalidades de Engenharia Civil, Mecânica e Elétrica da Faculdade de Engenharia da Fundação Educacional de Bauru (SP). O jornalista foi representado por Benedito da Costa Vasconcellos, diretor comercial da TV Bauru, uma das afiliadas da TV Globo.

 03/1980 Patrono da solenidade de formatura dos cursos de Educação Física,    Pedagogia, Letras, Matemática e Ciências das Faculdades Integradas Castelo    Branco (RJ).

07/1980 Patrono da solenidade de formatura do curso de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia da Universidade Gama Filho. O jornalista foi representado por Walter Poyares.

08/1980 Homenagem na solenidade de formatura do curso de Administração do Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (CESEP), dando nome à turma formanda. Roberto Marinho foi representado por Marcelo Garcia, seu assessor.

12/1980 Paraninfo da solenidade de formatura do curso de Farmácia, modalidade Análises Clínicas e Indústria Farmacêutica da Universidade Federal da Paraíba. Impossibilitado de comparecer à cerimônia, o jornalista foi representado por Leopoldo Collor de Mello, diretor regional da Rede Globo em Recife (PE).

12/1980 Paraninfo dos formandos do curso de Arquivologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO). Impossibilitado de comparecer à cerimônia, o jornalista enviou como representante Edna Palatnik Benoliel, diretora do Centro de Documentação da Rede Globo de Televisão, que leu o discurso de Roberto Marinho.

01/1981 Patrono dos formandos dos cursos de Ciências Administrativas, Ciências Contábeis e Educação (Estudos Sociais, Pedagogia e Letras) da Federação de Escolas Faculdades Integradas Simonsen.

01/1981 Patrono dos formandos da turma de 1980 do curso de Administração de Imóveis do Instituto de Ciências Sociais de Americana.

02/1981 Patrono dos formandos de Ciências Contábeis e Administração das Faculdades Reunidas Nuno Lisbôa, da Sociedade Educacional Professor Nuno Lisbôa (SEPNL). Impossibilitado de comparecer, Roberto Marinho enviou como representante seu assessor Walter Poyares.

02/1981 Patrono da cerimônia de colação de grau da turma de formandos da Faculdade de Administração e Estatística Pais de Barros (SP). O jornalista foi representado por Emil Farhat, diretor da sucursal de O Globo em São Paulo.

03/1981 Patrono da turma de formandos do curso de Ciências Jurídicas e Sociais da Faculdade de Direito de Guarulhos (SP). Na cerimônia, realizada no Palácio de Convenções do Anhembi (SP), o jornalista foi representado por Walter Poyares, seu assessor.

12/1981 Patrono da solenidade de formatura do curso de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco. Roberto Marinho foi representado por Leopoldo Collor de Mello, diretor regional da Rede Globo em Recife (PE).

12/1981 Paraninfo dos formandos do curso de magistério da Escola Tiradentes (São João del Rei, MG). Roberto Marinho informou a impossibilidade de estar presente e consultou sobre a conveniência de enviar um representante.

07/1981 Formatura da turma Roberto Marinho do curso de Turismo da União Pioneira de Integração Social (Upis). Impossibilitado de comparecer à cerimônia, o jornalista enviou como representante Arnaldo Nogueira, diretor da sucursal de O Globo em Brasília.

08/1981 Patrono das turmas do curso de Pedagogia da Sociedade Universitária Augusto Motta (SUAM). 

08/1981 Patrono da turma de formandos do curso de Administração de Empresas da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.

09/1981 Patrono da turma de formandos do Curso de Administração, Comunicação, Contabilidade e Economia do Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB). Roberto Marinho enviou como representante Arnaldo Nogueira, diretor da sucursal de O Globo em Brasília.

12/1981 Paraninfo da turma de formandos de Comunicação Social da Escola Superior de Propaganda e Marketing e da primeira turma de pós-graduação da entidade. Impossibilitado de comparecer à cerimônia, o jornalista foi representado por Luís Eduardo Borgerth, presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert) e vice-presidente da União Íbero-Americana de Televisão.

02/1982 Patrono da turma de formandos de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, da Universidade Gama Filho. Roberto Marinho foi representado pelo professor Nelson Mello e Souza, diretor da Fundação Roberto Marinho.

08/1982 Paraninfo da solenidade de formatura de Psicologia do Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB).

09/1982 Patrono da solenidade de formatura da Faculdade de Engenharia Braz Cubas (SP). Roberto Marinho foi representado por Emil Farhat, diretor da sucursal do jornal O Globo em São Paulo (SP).

12/1982 Paraninfo da solenidade de formatura do curso de Engenharia da Universidade Federal de Ouro Preto (Ouro Preto, MG).

[01/1983] Patrono da turma de 1982 da Faculdade de Administração da Associação de Ensino de Marília (SP). Roberto Marinho enviou como representante Benedicto Vasconcellos, diretor regional da Globo.

12/1983 Patrono da turma de formandos do curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde, Fundação Universidade do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Roberto Marinho informou que enviaria um representante.

21/07/1983 Paraninfo da turma de formandos do curso de Técnicos em Transações Imobiliárias do Conselho Regional de Corretores de Imóveis. A solenidade foi realizada no auditório do jornal O Globo.

01/1984 Patrono da solenidade de formatura da turma de Hotelaria das Faculdades Integradas Estácio de Sá (RJ). O jornalista foi representado por Fuad Atalla, editor de Turismo do jornal O Globo.

07/1984 Patrono da primeira turma de formação de professores da Faculdade Béthencourt da Silva (Fabes).

10/1989 Patrono da solenidade de formatura da primeira turma de Detetives da Academia de Polícia Civil do Rio de Janeiro, em solenidade realizada na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Destaque para o melhor desempenho das mulheres no curso, que conquistaram os dois primeiros lugares da turma.

11/1989 Paraninfo da turma de formandos do curso de Tecnologia em Processamento de Dados da Faculdade de Administração e Informática de Santa Rita do Sapucaí (MG). Roberto Marinho foi representado por Walter Poyares.