Homenagens em Congressos e Seminários

Homenagens em Congressos e Seminários

Roberto Marinho foi presença marcante em diversos eventos. O jornalista era convidado para participar ativamente como orador, conferencista, presidente de mesa, presidente de honra, homenageado especial, convidado especial e membro de honra em comissões. Foi convidado de honra no Encontro Nacional de Comunicação em Acapulco (México); palestrante na solenidade de abertura do Seminário Internacional de Mídia Eletrônica, realizado no Hotel Copacabana Palace (RJ); discursou na abertura do III Seminário de Jornalismo, promovido em 1976 pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Também recebeu convite para ser Patrono do 9° Congresso Mundial de Treinamento e Desenvolvimento, e Patrono do I Congresso Nacional de Integração da Pessoa Deficiente na Força de Trabalho, ambos no  Rio de Janeiro.

 


Década de 1980

31/08/1980 Patrono do 9° Congresso Mundial de Treinamento e Desenvolvimento, realizado em conjunto pela Federação e Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento. O congresso, realizado no Hotel Nacional (RJ), contou com o apoio do jornal O Globo, da Rede Globo e da Fundação Roberto Marinho.

10/09/1980 Palestrante na comemoração do Dia da Imprensa, promovida pelo Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro. Roberto Marinho representou os jornalistas proferindo um discurso na solenidade. O evento estava inserido nas comemorações de 25 anos (Jubileu de Prata) da entidade.

13/11/1980 Patrono da 41° Festa das Flores, realizada em Joinville (SC). A escolha de Roberto Marinho foi feita pela Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (AJAO), uma das promotoras do evento, em conjunto com a Prefeitura da cidade e a Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo. Impossibilitado de comparecer aos festejos, Marinho indicou Alencastro Ritter, diretor da sucursal do jornal O Globo em Porto Alegre (RS), como representante. Este, contudo, teve que ser substituído por Emil Farhat, também diretor de uma das sucursais do jornal, em São Paulo.

01/12/1980 Palestrante no VIII Congresso Brasileiro de Magistrados, realizado em Manaus (AM). Impossibilitado de comparecer, o jornalista foi representado por José Augusto Ribeiro.

17/12/1980 Orador Oficial na cerimônia de posse da Diretoria Executiva da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro.

30/01/1981 Patrono do I Congresso Nacional de Integração da Pessoa Deficiente na Força de Trabalho, realizado entre os dias 25 e 30 de outubro de 1981, no Hotel Glória (RJ). O congresso foi promovido pela Faperj e pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, e teve como presidente de honra Zoé Chagas Freitas. O objetivo do encontro foi debater quatro temas principais: atendimento interdisciplinar, profissionalização, integração na comunidade e legislação. O encontro fez parte da programação oficial da Comissão Nacional do Ano Internacional das Pessoas Deficientes (CNAIPD). Impossibilitado de comparecer ao evento, Roberto Marinho foi representado por seu assessor, Walter Poyares.

22/06/1981 Palestrante na solenidade de encerramento do Encontro Brasil-Exportação.

28/07/1981 Palestrante na solenidade de abertura das comemorações dos 150 anos de fundação da imprensa catarinense. O evento foi realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Impossibilitado de comparecer à cerimônia, Roberto Marinho foi representado por Walter Poyares, seu assessor, que leu o discurso em seu nome.

05/09/1981 Homenageado na inauguração do 69° Congresso Mundial de Odontologia, por sua contribuição para a saúde e o bem-estar da população.

09/09/1981 Conferencista no XI Congresso dos Corretores de Imóveis do Brasil, realizado em Fortaleza (CE) entre os dias 08 e 11 de setembro de 1981. Impossibilitado de comparecer ao evento, o jornalista foi representado por seu assessor, Walter Poyares, que leu seu discurso sobre a relação da mídia moderna com o desenvolvimento do mercado.

30/09/1981 Homenageado Especial no X Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, realizado em Recife (PE). O jornalista foi representado por Leopoldo Collor de Melo, diretor-regional da TV Globo no estado.

26/10/1981 Discurso no Painel Internacional Telebrasil, encontro sobre comunicação, realizado em Cancun (México).

17/11/1981 Palestrante no Encontro Centro-Oeste: A Nova Fronteira, realizado no Hotel Nacional, em Brasília.

11/02/1982 Patrono do II Congresso e II Mostra Nacional de Atacadistas e Distribuidores, promovida pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD). Na mesma ocasião, Roberto Marinho recebeu o Título de Sócio Honorário da ABAD. Impossibilitado de comparecer à solenidade, o jornalista foi representado por Emil Farhat, diretor da sucursal do jornal O Globo em São Paulo. O evento foi realizado no Palácio das Convenções, no Parque Anhembi (SP).

30/03/1982 Palestrante na conferência inaugural do Seminário de Tropicologia, promovido pela Fundação Joaquim Nabuco, em Recife (PE).

16/05/1982 Presidente de honra da Assembleia Nacional sobre Envelhecimento, realizada entre os dias 16 e 20 de maio de 1982, no Centro de Convenções em Brasília. O encontro discutiu "desde a problemática familiar até a discriminação profissional e a dependência econômica do idoso", e teve como objetivo levar subsídios para a Assembleia Mundial sobre o tema, que aconteceu em julho seguinte na Áustria, patrocinada pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento foi organizado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Impossibilitado de comparecer, Roberto Marinho foi representado por Arnaldo Nogueira, diretor da sucursal do jornal O Globo em Brasília.

24/05/1982 Patrono do 28° Congresso da Associação Internacional de Propaganda, realizado no Maksoud Plaza Hotel (SP). Impossibilitado de comparecer à solenidade, Roberto Marinho foi representado por seu filho João Roberto Marinho, que leu o discurso do pai.

05/1982 Orador convidado no 28th World Advertising Congress, congresso mundial de publicidade, organizado pela International Advertising Association (IAA).

19/02/1983 Presidente de Honra do I Festival de Música de Câmara, em Blumenau (SC). O evento foi organizado pela Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes e pela Escola Superior de Música da cidade. Impossibilitado de comparecer, Roberto Marinho foi representado por Walter Poyares, seu assessor.

26/03/1983 Presidente de honra do I Encontro Brasileiro sobre a Criança Maltratada, Negligenciada, Carente e Abandonada, realizado em Recife (PE) entre os dias 24 e 26 de março de 1983. O encontro foi promovido pela Associação Íbero-Latino-Americana do Menor Abandonado (Alma), e patrocinado pelo Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica (CNPq) e pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (Fesp). Teve como objetivo discutir a situação do menor na América Latina. Impossibilitado de comparecer, Roberto Marinho foi representado por Walter Poyares, seu assessor.

21/04/1983 Membro da Comissão de Honra do X Congresso Íbero-Latino-Americano de Dermatologia, promovido pelo Colégio Íbero-Latino-Americano de Dermatologia, entre os dias 20 e 24 de abril de 1983, no Centro de Convenções do Hotel Nacional (RJ).

29/05/1983 Patrono da 25a Festa Nacional do Milho, promovida pela Prefeitura Municipal de Patos de Minas (MG) e pelo Sindicato Rural da cidade, de 20 a 29 de maio de 1983. Na mesma ocasião, Roberto Marinho recebeu o título de Cidadão Honorário da cidade de Patos de Minas (MG). Concomitante à festa foram realizadas a 16a Exposição Regional de Pecuária, a 13a Feira do Gado e a 5a Feira de Bezerros de Minas Gerais. Impossibilitado de comparecer, o jornalista foi representado por Rogério Marinho, seu irmão. O evento também contou com a presença de Tancredo Neves.

30/09/1983 Patrono emérito do XXXV Congresso Brasileiro de Enfermagem, organizado pela Associação Brasileira de Enfermagem (Seção São Paulo). Impossibilitado de comparecer, Roberto Marinho foi representado por Francisco Noronha de Abreu, diretor executivo da Rede Globo em São Paulo.

29/04/1984 Homenageado Especial, para a sessão de abertura do XII International Congress of Clinical Chemistry, VII Congresso Latino-Americano de Bioquímica Clínica e XII Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, realizados entre os dias 29 de abril e 4 de maio no Rio de Janeiro.

02/10/1984 Presidente do concurso O Melhor Produto Nosso, realizado em Curitiba (PR). Durante uma visita ao jornalista, Francisco Simeão Rodrigues Netto, secretário de Indústria e Comércio do estado, Luiz Alberto Dalcanale, secretário de Comunicação, Luiz Grosf, coordenador do Programa Paranaense de Microindústria, e Sebastião Carlos de Oliveira Andrade, secretário-adjunto da Secretaria de Indústria e Comércio, fizeram o convite e o presentearam com uma miniatura de madeira de uma câmera de televisão, fabricada pelo artista Edson de Souza. O objetivo do concurso, promovido pela Secretaria de Indústria e Comércio do Paraná, era incentivar o desenvolvimento da microindústria no estado. Roberto Marinho foi representado por Walter Poyares, seu assessor.

25/11/1984 Homenageado Especial do IV Encontro Nacional sobre Treinamento e Desenvolvimento do Servidor Público, realizado entre os dias 25 e 30 de novembro, e organizado pela Fundação Escola de Serviço Público (FESP) do estado do Rio de Janeiro. Roberto Marinho foi representado por Walter Poyares, seu assessor. 

06/12/1984 Discurso no encerramento do V Encontro Centro-Oeste, A Nova Fronteira, em Goiânia (GO).

10/12/1984 Discurso na solenidade de entrega do título de Doutor Honoris Causa da Universidade Cândido Mendes a Tancredo Neves.

29/01/1985 Homenageado no encerramento do I Ciclo de Estudos sobre Segurança. O seminário tinha como objetivo melhorar a imagem da PM. O jornalista foi representado por João Carlos Magaldi, diretor de Comunicação da Rede Globo, que recebeu a placa de agradecimento e discursou em nome de Roberto Marinho.

25/06/1985 Membro de Honra do 1° Salão de Artes Plásticas da Leicam Special Gallery &.Design.

05/01/1986 Presidência de Honra do I Congresso Internacional sobre a Dança e III Congresso Nacional Sobre o Ensino de Dança, promovidos pela União Internacional de Intercâmbio Cultural (UNIC), no Copacabana Palace (RJ).

13/04/1986 Patrono do VI Congresso Brasileiro de Arquivologia (CBA), organizado pela Associação dos Arquivistas Brasileiros entre os dias 13 a 18 de abril, no Copacabana Palace (RJ). Raquel Brandão, diretora do Centro de Documentação da Rede Globo, representou Roberto Marinho no evento.

1986 Patrono do I Torneio de Verão de Pólo do Guarujá (SP). Roberto Marinho foi representado por Francisco Noronha de Abreu, diretor executivo da TV Globo de São Paulo.

1986 Presidente honorário das comemorações do centenário do nascimento de Ben Gurion, promovidas pela Organização Sionista Unificada do Rio de Janeiro. Em 24/05/1988, a comunidade israelense homenageou Roberto Marinho com a entrega da cópia do documento de proclamação do atual estado de Israel, na solenidade de abertura da VII Semana de Israel, no Copacabana Palace (RJ). Roberto Marinho agradeceu a homenagem e a convivência com a comunidade israelita, nos últimos meses, como presidente honorário do Comitê Nacional das Comemorações do Centenário de Ben Gurion.

19/05/1989 Membro da Mesa de Honra na comemoração do 28° aniversário do Centro Intercontinental Português. Na mesma ocasião, recebeu a medalha comemorativa do Jubileu de Prata (25 anos) da entidade.

20/10/1989 Palestrante na abertura da Oktoberfest, evento realizado na cidade de Blumenau (SC).