Veritas Film

Veritas Film

Apaixonado pela comunicação e pelas novidades tecnológicas, Irineu Marinho investiu na então incipiente indústria cinematográfica. Em 1917, com o jornal A Noite já consolidado, fundou a Veritas, produtora dos filmes A Quadrilha do Esqueleto, Rosa que desfolha (ou O Dominó Misterioso), Ambição Castigada e Um senhor de Posição.


Um Senhor de Posição

Anúncio dos filmes Senhor de Posição e Ambição Castigada!, da Veritas Film. A Noite, 12/12/1917. Acervo Fundação Biblioteca NacionalO filme Um Senhor de Posição foi produzido pouco depois de A Quadrilha do Esqueleto, a primeira produção de Irineu Marinho, e exibido simultaneamente com Ambição Castigada, a terceira. Estreou no dia 13 de dezembro de 1917, com grande sucesso, no luxuoso Cinema Parisiense, na Avenida Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro.

Um Senhor de Posição era uma comédia de costumes cariocas, em quatro atos, com roteiro assinado por Flavio. O filme contava a história de uma mulher que, ao descobrir que o marido havia publicado anúncios no jornal para conhecer uma bela jovem, resolveu se vingar. No elenco, Belmira de Almeida, Guy de Monreal, Virgínia Lazzaro, Margarida Ramos e outros.