Padrão de qualidade

Padrão de qualidade

Em 1970, a Rádio Globo se transferiu para a sede atual, na Rua do Russel, no bairro da Glória, em busca de um espaço exclusivo. A preocupação de Roberto Marinho não era apenas com as instalações físicas, mas também com as técnicas. Em 1975, mandou instalar um núcleo transmissor com 100 kW de potência na Ilha do Pontal, em São Gonçalo, reunindo num mesmo local os transmissores das rádios Globo, Mundial e Eldorado. A alteração permitiu a transmissão em UHF para todo o continente. Em seguida, a Globo mudou sua frequência de 1180 kHz para 1220 kHz, o que ampliou as transmissões, com qualidade, para todo o território nacional.


A rede

Em 1985, a Rádio Globo começou a gerar uma programação nacional para sua rede de afiliadas. Mantendo uma rede de correspondentes no Brasil e no exterior, estruturou estúdios completos dentro da redação e criou, a partir de setembro desse ano, uma programação nacional a ser repassada para as afiliadas. A transmissão de alguns programas era simultânea, com a participação dos comunicadores da Rádio Globo do Rio de Janeiro e da Rádio Globo São Paulo.

“Dr. Roberto sempre foi moderno. Ele falava em rádio digital antes de eu ir para o Sistema Globo de Rádio.” (Paulo César Ferreira, superintendente do SGR)

Com o início das transmissões via satélite, em 1991, foi possível mesclar as programações nacionais com as locais, geradas pelas emissoras afiliadas. Dez anos depois, formava-se a rede Rádio Globo Brasil, com a transmissão conjunta, do Rio e de São Paulo, de diferentes programas da emissora. Atualmente, integram o Sistema Globo de Rádio (SGR): a Rádio Globo, que opera frequências próprias no Rio, São Paulo e Belo Horizonte, além de uma rede de afiliadas; CBN, com emissoras próprias no Rio, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, mais a rede de afiliadas; e BHFM, na capital mineira. Além da transmissão em FM e AM, as rádios podem ser acessadas via nternet, através do portal Globoradio, pelos aparelhos de telefone celular e pelo canal SOUND! das TVs por assinatura.