Memória Roberto Marinho
Menu
Vida
Família
Perfil
Esportes
Arte e Cultura
Opinião
Obra
O Globo
Sistema Globo de Rádio
Editora Globo
Rede Globo
Globosat
Som Livre
Fundação Roberto Marinho
Homenagens
Nacionais
Internacionais
Fotos
Vídeos
Mostras
Mais +
Memória Globo
Memória O Globo
OK
Página principal
»
Obra
»
Fundação Roberto Marinho
»
Canal Futura
Canal Futura
Fotos
Roberto Marinho acreditava que a Fundação Roberto Marinho e os seus parceiros atuavam para “fazer com que o processo de educação, em nosso país, pudesse se democratizar com rapidez”. A velocidade e a capacidade de difusão de conteúdo, próprios da TV, permitiram que o Canal Futura alcançasse telespectadores de todas as idades. Algumas atrações, como o Globo Ecologia, foram reformuladas para integrar a grade, que incluía também Um pé de quê?, Tecendo o Saber, Mundo doc, Faixa Comentada, entre outros.
Em setembro de 1997, entrou no ar o canal do Conhecimento, o Futura. Transmitido pela Globosat, o canal é gerenciado pela Fundação em parceira com empresas e entidades do setor privado. Foi a primeira televisão educativa totalmente privada no país.. Para Roberto Marinho, o Canal Futura era “um canal de televisão que por preparar o presente, tinha como objetivo principal atender às exigências de um futuro que não podia ficar à nossa espera, paralisado no tempo”.
Roberto Marinho afirmou em um discurso que “as previsões sobre a incompatibilidade entre a televisão e a educação estavam mal feitas”. A programação do Canal Futura confirma a ideia do jornalista. No programa Afinando a Língua, apresentado pelo músico Tony Belloto, o foco é a língua portuguesa e o ponto de partida é a música brasileira. Já com o Cine Conhecimento é possível aprender com os filmes nacionais e estrangeiros. As duas atrações continuam na grade do canal.
A programação do Canal Futura, com telejornais educativos, documentários, programas comunitários, infantis e outros conferiram ao canal uma audiência surpreendente no setor. Em 2011, o Futura ganhou dois prêmios no PromaxBDA Latin Americ, que distingue os mais destacados trabalhos de marketing em televisão: a vinheta “O Ano Internacional das Florestas” ganhou ouro na categoria Public Service Announcement e o programa “Consciente Coletivo” recebeu o bronze na categoria Interstitial Campaign /Series.
Além de sua programação educativa, o Canal Futura também desenvolve projetos especiais que conciliam programação televisiva, atividades de mobilização comunitária, projetos online e produção de conteúdo pedagógico. O projeto A cor da Cultura, iniciado em 2004, por exemplo, tinha por objetivo valorizar a história e a cultura afro-brasileiras. Com duração de 10 anos, a iniciativa teve parceiros como a Petrobras, o Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, o MEC e a Fundação Palmares.
Como desejava Roberto Marinho, o Canal Futura seguiu com o compromisso de difundir o conhecimento e ultrapassou os limites da programação da TV. A Sala Futura, inaugurada em 2010 em Vigário Geral, no Rio de Janeiro, é um exemplo disto. O espaço possui salas de reuniões e uma midiateca com programas do canal, cadernos de atividades, vídeos e jogos. A proposta é que as organizações e grupos locais utilizem esse espaço para práticas educativas e comunitárias. A iniciativa se espalhou para outros estados.
Em março de 2017 o Canal Futura lançou a sua plataforma digital, o Futura Play. De maneira fácil e gratuita o usuário pode acessar a programação ao vivo e assistir a mais de 900 vídeos; entre eles, filmes, documentários e programas jornalísticos. A plataforma está dividida pelos temas Ciência, Tecnologia e Inovação; Cultura e Sociedade; Educação e Juventudes; Empreendedorismo e Renda; Língua, Linguagens e Literatura; Saúde e Nutrição; e Sustentabilidade .
1
3
5
7
Anterior
Próximo