Formação do SGR

Formação do SGR

A liderança de audiência da Rádio Globo nos anos 1960 fez com que Roberto Marinho quisesse ir mais longe. Em 1965, comprou as rádios paulistas Excelsior e Nacional. O crescimento da rede foi marcado ainda pela compra da Rádio Mundial, da Rádio BEAT98 (que nasceu da EldoPop FM, depois 98 FM), e pela criação da Globo FM, da BH FM e da CBN, além da incorporação de diversas afiliadas por todo o país. O Sistema Globo de Rádio conta hoje com 11 emissoras próprias e 61 afiliadas que levam notícia e entretenimento para todo o Brasil.

 


Eldorado, Eldo Pop, 98 FM e Beat98

Em 4 de janeiro de 1958, foi inaugurada a Rádio Eldorado AM, com um transmissor de 50 kW localizado na Serra do Mar. A compra dessa emissora por Roberto Marinho é considerada o ponto inicial da formação do Sistema Globo de Rádio. A nomenclatura SGR, no entanto, só passaria a ser utilizada nos primeiros anos da década de 1970.

Newton Alvarenga Duarte, o disc jockey Big Boy. Acervo Ed. GloboA Eldorado AM do Rio fazia o chamado “Serviço Especial”: quando aconteciam jogos de futebol em um mesmo horário, a Rádio Globo transmitia o jogo mais importante, e a Eldorado transmitia o outro.

Foi também no início dos anos 1970 que ocorreu a passagem de AM para FM, como narra o jornalista e radialista Hélio Tys: “O primeiro impacto negativo para as AM. O informalismo do FM se chocou violentamente com o AM, de modo geral.”

Em 1971, foi inaugurada a Rádio Eldorado FM, a primeira rádio FM do Rio de Janeiro, que, em 1974, passou a se chamar Eldo-Pop, ocupando a frequência 98 MHz FM. Comandada pelo disc jockey Nilton Alvarenga Duarte, o Big Boy, o mesmo que dirigia a Rádio Mundial, tocava, essencialmente, rock progressivo e hard rock, apresentando bandas como Yes, Genesis, Gentle Giant, Tangerine Dream, Kraftwerk, Grobschnitt, entre outras.

Em setembro de 1978, a Eldo Pop se transformou em 98 FM com uma programação mais popular e voltada para todas as faixas etárias. Foi a primeira rádio FM dedicada a sucessos populares e, rapidamente, conquistou a liderança de audiência. O programa Good Times 98, inicialmente comandado por Robson Castro e depois por Fernando Borges, foi um dos destaques da emissora. Tocava essencialmente flashbacks das décadas de 1970 e 1960, e mesmo algumas músicas dos anos 1950.

Em abril de 2008, a 98 FM passou por uma grande reformulação: mudou o nome para BEAT98, incorporou sucessos da música pop internacional aos sucessos populares, como funk, hip hop, axé e pagode. Em novembro de 2014, a BEAT98 saiu do dial, passando a fazer parte da RADIOBEAT, novo ambiente digital de conteúdos musicais lançado pelo SGR na mesma ocasião. A frequência 98.1FM passou a ser ocupada pela Rádio Globo.