O Início

O Início

Dos quadrinhos aos livros, revistas e sites, a Editora Globo é uma empresa curadora de conteúdo de qualidade, segmentado, e presente em qualquer plataforma que faça sentido para o público. Com mais de 17 marcas no portfólio – incluindo Vogue, Casa Vogue, GQ e Glamour, após joint-venture estabelecida com a Condé Nast em 2011 –, a Editora Globo e Edições Globo Condé Nast têm 3,4 milhões de cópias mensais, 9,2 milhões de leitores, 19 websites, 11,4 milhões de visitantes únicos por mês, 40 eventos anuais, 25 aplicativos para iPhone, iPad e Android e mais de um milhão de downloads. Conta, ainda, com a marca Globo Livros, que tem mais de 1.000 títulos no catálogo de livros, de autores nacionais e internacionais, publicados em menos de dois anos. No campo digital, a marca tem 200 títulos e parcerias com os principais players do mercado, como Apple, Kobo Cultura, Google, Saraiva e Amazon.


Gibi

Revista Gibi Mensal, 12/1940. Acervo Ed. GloboO nome  significava  “moleque”, “negrinho”. Gibi foi lançado por Roberto Marinho em 21 de abril de 1939, ano que marcou o início da Segunda Guerra Mundial. Chegou aos 100 mil exemplares e passou a circular três vezes por semana. O logotipo original, no alto da capa, era um menino negro falando “Pelé”. O sucesso foi tamanho que Gibi virou sinônimo de revista em quadrinhos no Brasil.

Dois anos depois do lançamento de Gibi, Antônio Callado deixou a direção de quadrinhos de O Globo para trabalhar na rádio BBC de Londres. No lugar dele, entrou Nelson Rodrigues. No mesmo ano, Roberto Marinho lançou a X-9, um dos mais duradouros e famosos títulos de revista do gênero policial, que tinha nos homens o público preferencial. Outra revista policial em quadrinhos lançada pelo jornalista foi a Meia-Noite, publicada entre 1948 e 1968. 

 

Estimulado pelo distribuidor Alfredo Machado, Roberto Marinho passou a investir em revistas com o nome de um herói no título. A tendência fazia sucesso nos Estados Unidos. Assim, lançou Shazam! O gibi tinha 68 páginas e trazia como protagonista o capitão Marvel.