O Início

O Início

A gravadora Som Livre foi criada em 1969 com o objetivo principal de pôr à disposição do público as trilhas sonoras das novelas e minisséries da Rede Globo, e ao mesmo tempo incentivar a música popular brasileira, abrindo portas para novos talentos e revitalizando o repertório de músicos tradicionais e consagrados.


O Tempo e o Vento

A minissérie, que foi ao ar em 1985, teve Passarim como tema de abertura, com Danilo Caymmi na flauta, Paulinho Jobim no violão e na guitarra, e o próprio Tom Jobim no piano e vocal. O coro era formado por Beth e Ana Jobim – filha e mulher de Tom –; Paula Morelenbaum e Miúcha, do grupo Céu da Boca; e Simone Caymmi, mulher de Danilo.

“‘Só se for a trilha toda, uma trilha somente com músicas minhas. Meu pai era gaúcho de São Gabriel, eu quero fazer essa homenagem a ele.” Tom Jobim.

Boni explica como se deu a parceria: “Pedi a Tom Jobim para ele escrever a abertura de O Tempo e o Vento, minissérie baseada na obra de Erico Verissimo, que conta a epopeia da criação do estado do Rio Grande do Sul. Ele me disse: ‘Só se for a trilha toda, uma trilha somente com músicas minhas. Meu pai era gaúcho de São Gabriel, eu quero fazer essa homenagem a ele’. Foi um dos mais ricos trabalhos de sua extensa obra. A trilha era densa, profunda e bela, com dez canções inéditas e apenas uma tradicionalista.”