Na Rua Irineu Marinho

Na Rua Irineu Marinho

Em outubro de 1954, Roberto Marinho sentou-se à mesa e escreveu na sua Remington a crônica que marcaria o último dia de trabalho na sede antiga de O Globo, na Rua Bittencourt da Silva. Despedida foi publicada na primeira página. No dia seguinte, a redação e as oficinas do jornal foram  transferidas para o novo endereço: Rua Irineu Marinho, 35, centro do Rio de Janeiro. Era o início de processo de modernização, que incluía a aquisição de novos equipamentos gráficos. 


Quem lê jornal sabe mais

A campanha Quem lê jornal sabe mais começou em 1982, promovida por O Globo com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, estimula a leitura por meio do trabalho com o jornal em sala de aula. O programa envolve alunos da 5ª a 8ª séries e, a cada ano, novas escolas (públicas e particulares) participam das atividades realizadas pelo jornal, dentro e fora dos colégios.

Trocas de experiências com o jornal em sala de aula, atividades culturais que estimulam a leitura, visitas às instalações de O Globo, palestras e debates para professores e alunos compõem o leque de ações do programa. Os alunos participantes recebem, durante um período intensivo, exemplares diários do jornal, que são trabalhados em sala de aula sob a orientação dos professores. Estes, por sua vez, são acompanhados por orientadora pedagógica do programa.