Expansão

Expansão

A partir de 1997, ano da consolidação da liderança da Globosat no mercado brasileiro de TV por assinatura, uma série de novos canais e transformações técnicas mudaram o perfil da empresa. A filosofia por detrás disso é apontada por Pecegueiro. “A gente começou a passar por um processo de instruir, educar e aparelhar o mercado para lidar com essa nova mídia.” Surgiram os canais Futura, Canal Brasil, Viva e Gloob. 

 


Séries, animações e novelas

Uma das principais apostas do canal Gloob é a série Detetives do Prédio Azul (D.P.A.). Narra a história de um grupo de três crianças que mora no mesmo prédio e se encontra para brincar e desvendar mistérios. No clubinho secreto, eles vestem suas roupas e se transformam nos D.P.A

Outra série de sucesso da grade do canal é a animação brasileira Osmar, a Primeira Fatia de Pão de Forma, onde tudo acontece no mundo fantástico de cafés da manhã e mesas de jantar. Os personagens são pães, colheres, toalhas e caixas de cereais. O principal personagem é o desastrado e otimista Osmar, uma fatia de pão que sofre com baixa autoestima. Há também a série live action brasileira Click, que conta a história de Daniel, um jovem que vive em um apartamento repleto de materiais artísticos, quadros e esculturas, e sempre aparece com ideias curiosas. Tem Criança na Cozinha é um seriado infantil culinário que tem como personagem principal a adolescente Luísa. Lu, como gosta de ser chamada, ensina suas receitas aos meninos e conversa com os telespectadores. Entre as próximas estreias no Gloob está a primeira novela infantil, Gabi Estrela, a série Vincantados e as séries animadas de Peter Pan e Robin Hood.

Ao completar um ano no ar, o Gloob alcançou 11 milhões de domicílios e já conseguiu uma vaga no line up da Sky. Com isso, o canal já está disponível para 70% da base de assinantes do país. Paulo Marinho ressalta: “A gente ainda está num momento de experimentação.”  Para o diretor do canal, um dos principais ganhos foi “conseguir unir pais e filhos diante da TV, em boa parte graças aos filmes que exibe e a desenhos mais antigos como She-Ha, He-Man, animações de personagens clássicos, como a de Charles Chaplin, e animações mais modernas  como os passarinhos finlandeses Angry Birds, sucesso do universo de games

O canal também tem apostado em games, aplicativos e ações educativas em espaços públicos, como shopping centers de diversas cidades brasileiras. “O Gloob é uma marca multiplataforma. Já investimos fortemente em conteúdos, games, aplicativos etc. Faltava levar a experiência do Gloob até o nosso público, por isso criamos o Mundo Gloob para os shoppings, onde a garotada vai poder interagir e se divertir com nossos personagens e histórias. Ele é um conceito. Seja na TV, na internet ou nos shoppings, o propósito é o mesmo: levar inspiração e diversão”, comenta Paulo Marinho.