Década de 1990

Década de 1990

Inauguração do Projac, aquisição de equipamentos digitais, aposta no jornalismo investigativo. Nos anos 1990, Roberto Marinho redobrou o investimento em novos talentos e tecnologia, aprimorando cada vez mais a programação e ratificando o chamado Padrão Globo de Qualidade. Em 1997, Boni virou consultor da vice-presidência e Marluce Dias da Silva assumiu o cargo de diretora-geral da Rede Globo. 


Tecnologia

A década de 1990 na Globo foi rica em experimentações tecnológicas. Já em 1993, uma nova técnica de duplicação de imagens, desenvolvida para a novela Mulheres de Areia, permitiu que as gêmeas Ruth e Raquel (interpretadas por Gloria Pires) atuassem juntas.

No mesmo ano, a Globo saiu na frente ao adotar a sonorização digital de novelas, sendo pioneira do uso da técnica no país. Além disso, introduziu duas novidades na transmissão do carnaval: um novo sistema de som, e o uso de uma câmera dentro de um camarote, com braço de 1m para fora, proporcionando a visão da pista pelo público do camarote.

Em 1996, entrou em operação a UM-1, a primeira unidade móvel de grande porte totalmente digital, para uso em produções de esportes, no Brasil.

No ano seguinte, o Fantástico tornou-se o primeiro programa de televisão brasileiro a ser transmitido ao vivo, em tempo real, para o mundo inteiro, através da internet. A transmissão experimental foi destinada somente aos internautas fora do Brasil. Foi também em 1997 que a Globo começou a usar, no Jornal Nacional, o closed caption, tecnologia que insere legendas no vídeo de televisores, permitindo a deficientes auditivos acompanharem diálogos e falas de programas. Ainda neste ano, a Globo passou a utilizar câmeras e ilhas digitais no Rio de Janeiro e em São Paulo. Com os novos equipamentos Sony-Avid, o processo de edição de imagens de uma matéria comum de telejornal diário, que antes levava de 40 a 50 minutos, passou a durar apenas três.

E estreou a TV em alta definição. Em 1998, a Globo realizou a primeira transmissão intercontinental do mundo ao vivo, em alta definição: a partida inaugural da Copa da França, disputada por Brasil e Escócia.

Os primeiros equipamentos para captação e produção de conteúdos, adquiridos para a transmissão do evento, foram testados depois na programação. No final de 1999, o seriado Mulher teve seu último capítulo produzido em HD. Outra tecnologia utilizada no episódio foi o som dolby surround estéreo, até então inédito na teledramaturgia. A primeira temporada de Mulher foi totalmente produzida em película, com câmeras de cinema.