Expansão

Expansão

A partir de 1997, ano da consolidação da liderança da Globosat no mercado brasileiro de TV por assinatura, uma série de novos canais e transformações técnicas mudaram o perfil da empresa. A filosofia por detrás disso é apontada por Pecegueiro. “A gente começou a passar por um processo de instruir, educar e aparelhar o mercado para lidar com essa nova mídia.” Surgiram os canais Futura, Canal Brasil, Viva e Gloob. 

 


Tecnologias

Com a chegada do novo milênio, sistemas de interação, antes impensáveis, começaram a invadir as telinhas do público dos canais Globosat. O conceito de Enhanced Television, que permite que o telespectador veja, ao mesmo tempo, vários painéis de vídeo, passaram a ser disponibilizados. O Campeonato Brasileiro de Futebol foi oferecido, a partir do ano 2000, com seis pequenas telas mostrando ângulos diferentes, replays instantâneos e destaques, no SporTV. “O lugar do ‘boleiro’, aquele que adora um jogo, é no canal de TV a cabo. Ele paga para ter aquele canal, liga lá no SporTV, quer saber qual é a tática do time que jogou, se foi um quatro-quatro-dois etc”, explica Alex Escobar, jornalista, apresentador e comentarista de esportes.

Em 2000, o canal Multishow também exibiu o Free Jazz Festival usando o Enhanced Television: quatro pequenas telas permitiam ao telespectador selecionar câmeras no palco, assistir simultaneamente aos shows ou obter informações adicionais.

A transmissão de jogos no formato digital widescreen, 16 por 9, e o som Dolby digital 5.1 ficaram disponíveis durante a Copa do Mundo de 2006. No ano seguinte, foi a vez de a Globosat colocar no ar o primeiro canal 100% em HD na TV paga brasileira.

Globosat Play

Em 2011, a Globosat lançou o Muu, serviço de TV everywhere que reunia um acervo de programas exibidos pelos canais da empresa, organizados por gênero e acessados através de vídeos on demand (VOD). Em 2014, o Muu foi substituído pelo Globosat Play, plataforma que reúne os serviços de VOD com nova organização, separada por canais. O serviço oferece também transmissão ao vivo dos canais GloboNews, SportTV, Combate e Première.

Atualmente, há 33 canais disponíveis para os assinantes da Globosat: 20 lineares, três exclusivos em HD, nove pay per view, um canal internacional e três serviços de conteúdo sob demanda.