Educação

Educação

Solucionar os problemas educacionais da maioria da população, ajudar a construir um país melhor e a formar cidadãos mais preparados para enfrentar os desafios da vida moderna é o lema da Fundação Roberto Marinho. Desde o início, a finalidade é usar a educação como fio condutor da cidadania. Referência em ensino à distância, o Telecurso é um exemplo de método para reduzir custos aos governos e ampliar a oportunidade de acesso à educação para milhares de brasileiros. 


Telecurso

O Telecurso, como o programa é atualmente chamado, foi adotado por escolas públicas, empresas e outras instituições contribuindo para a formação de milhões de brasileiros. Até 2014, mais de 7 milhões de alunos e 40 mil professores já foram beneficiados nas cerca de 32 mil salas espalhadas pelo país. 

 

José Roberto Marinho acrescenta que, semanalmente, novos acordos são assinados. “O carro-chefe da Fundação é o Telecurso. É uma massa muito grande de gente excluída do sistema oficial de ensino. Pessoas que não puderam estudar ou terminar o seu primeiro grau, o segundo grau. É uma ferramenta extraordinária de avanço escolar.”

 

Em novembro de 2014, o programa migrou para a internet. O novo portal do Telecurso passou a oferecer ainda mais recursos, reunindo teleaulas, organizadas por nível de ensino e disciplinas, material didático e dicas para quem deseja estudar em sala de aula ou por conta própria. Na mesma data, o Telecurso ganhou  também mais uma plataforma de exibição: o Multicultura Educação, novo canal da TV Cultura voltado para programação educativa.