Empreendedor

Empreendedor

Da oficina à administração, Roberto Marinho conhecia toda a engrenagem do jornal O Globo, sua primeira empresa de comunicação, fundada pelo pai em 1925. Aos 27 anos, assumiu o cargo de diretor-redator-chefe. O Globo, que hoje forma com o Extra e o Expresso a empresa Infoglobo, foi o ponto de partida para o conjunto de empresas denominado Organizações Globo. Uma delas, a TV Globo, inaugurada quando ele tinha 60 anos, deu origem a uma das mais importantes redes de televisão do mundo. 


O Globo

Roberto Marinho tinha acompanhado todo o processo de fundação de O Globo, em 1925, quando o pai e dono do jornal, Irineu Marinho, faleceu. O herdeiro tinha 21 anos e não se considerava preparado para assumir a empresa. A mãe, D. Chica, propôs, então, que o jornalista Eurycles de Mattos ocupasse o cargo, tendo o filho como seu secretário.

“A paixão maior era O Globo, sempre foi. O Globo nasceu com ele.” (Roberto Irineu Marinho, presidente das Organizações Globo)

Seis anos depois, Eurycles de Mattos faleceu e Roberto Marinho tornou-se o diretor. Naquele momento, já dominava o jornalismo. Passou a contar com a colaboração de seus irmãos, Ricardo e Rogério. Ao longo dos anos, as instalações do jornal foram sendo ampliadas e modernizadas até que, em 1999, O Globo inaugurou, em Duque de Caxias, o mais moderno parque gráfico da América Latina.