A Editora Globo nasce em agosto de 1986, do espírito inovador de duas famílias: a Marinho e a Bertaso.  Essa última era dona da Editora Globo, de Porto Alegre, que tinha um dos melhores catálogos do país e privilegiava a qualidade das publicações.


Novos títulos

O lançamento de títulos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Marie Claire, entre outros, no fim dos anos 1980 e início de 1990, marcou uma época de reestruturação. Os  investimentos chegavam a dez milhões de dólares e previam o surgimento de revistas, livros, quadrinhos e fascículos.

A revista Criativa foi relançada com páginas descartáveis, que permitiam ao leitor guardar os conteúdos do seu interesse. Entre produção e propaganda, Roberto Marinho investiu US$ 3 milhões.

Publicidade comemorativa dos 10 anos da revista Marie Claire, 2001. Acervo Ed. GloboMarie Claire chegou às bancas brasileiras em abril de 1991. Famosa na França desde os anos 1950, a versão nacional trazia ensaios de fotografia, reportagens polêmicas, entrevistas, moda, beleza e colunas de serviço. Ousadia, energia e criatividade fizeram com que a publicação ganhasse, em 1995, o Prêmio Esso de Jornalismo na categoria de melhor contribuição à imprensa.

De lá para cá, Marie Claire se tornou uma das mais importantes publicações femininas de todo o mundo, presente em 35 países. É uma marca essencial para atingir as mulheres independentes, inteligentes e que gostam de moda e beleza. É a revista mensal mais lida entre as publicações femininas de moda, com conteúdo que equilibra um universo sofisticado com reportagens de impacto. Foi pioneira em desenvolver duas capas para cada edição: uma para assinantes e outra para bancas. Além da versão impressa, está presente na internet – no site Revista Marie Claire – e em versões para tablets e smartphones.

Ainda em 1991, foi lançada a Crescer, uma revista que ajuda os pais a criar os filhos. Houve também um incentivo no segmento de fascículos. Entre os mais bem-sucedidos destacam-se História da MPB, de 1995, e História do Samba, de 1998. Líder na área de parenting e referência no mercado anunciante quando as marcas desejam falar com a família moderna, a Crescer é dedicada às grávidas, mães e aos pais que sabem a importância de promover o desenvolvimento de seus filhos e de participar de cada fase da criança. Crescer está sempre em busca das informações mais relevantes e de orientações confiáveis que possam ser aplicadas no dia a dia. Sua missão é ajudar os pais a criar filhos mais felizes e saudáveis, que façam a diferença no futuro e que busquem a construção de um mundo melhor. O conteúdo da Crescer traz as pesquisas mais recentes e os melhores especialistas para estar ao lado dos pais na tarefa mais importante da vida: criar os filhos. Além da versão impressa, está presente na internet – no site Crescer – e em versões para tablets e smartphones.

Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, n° 168, 01/2003. Acervo Ed. GloboPequenas Empresas & Grandes Negócios foi a primeira revista sobre empreendedorismo no mercado brasileiro, e tornou-se leitura obrigatória para empreendedores. A ideia de lançar a publicação surgiu do programa, com o mesmo nome, que já existia na TV Globo. Pequenas Empresas & Grandes Negócios é referência nacional em empreendedorismo para quem tem por objetivo ter seu sonho de negócio realizado, com 73% de share no meio impresso. Sua missão é ajudar pessoas inovadoras a transformar ideias em grandes realizações. É a responsável pela publicação do maior e mais respeitado anuário de franquias do país. Além da edição impressa, está presente na internet – no site Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios – e em versões para tablets e smartphones, e já conta com cerca de 1,5 milhão de leitores.

Em 1991, Globo Ciência chegou às bancas. A revista levava o mesmo nome do programa da TV Globo, no ar há sete anos. A revista Globo Ciência foi renomeada como Galileu, primeira marca a antecipar as transformações do dia a dia da sociedade. Ela analisa o que de mais relevante acontece nos campos da ciência, tecnologia e comportamento, e apresenta tudo isso em reportagens intrigantes, que ajudam as pessoas a melhorarem a qualidade de vida. Gráficos modernos, com um visual atraente, explicam e dissecam teorias inovadoras, gadgets de última geração e números complexos. Galileu tem cerca de 600 mil leitores e é o melhor guia para esse admirável mundo novo em que a ficção científica já virou realidade. Além da versão impressa, está presente na internet – no site Galileu – e em versão digital para tablets e smartphones.

A Editora Globo especializou-se, também, na publicação de obras em fascículos como Minha Cozinha, Fotografia em Cores, Mão na Roda, Microcomputador, Grandes Fatos do Século XX, Enciclopédia da Ciência, Enciclopédia do Estudante, Cursos de Idiomas, entre outros.