A liderança de audiência da Rádio Globo nos anos 1960 fez com que Roberto Marinho quisesse ir mais longe. Em 1965, comprou as rádios paulistas Excelsior e Nacional. O crescimento da rede foi marcado ainda pela compra da Rádio Mundial, da Rádio BEAT98 (que nasceu da EldoPop FM, depois 98 FM), e pela criação da Globo FM, da BH FM e da CBN, além da incorporação de diversas afiliadas por todo o país. O Sistema Globo de Rádio conta hoje com 11 emissoras próprias e 61 afiliadas que levam notícia e entretenimento para todo o Brasil.

 


Globo FM

Quando surgiu, no ano de 1973, a Globo Estéreo FM foi a primeira emissora do Brasil a transmitir em estéreo, a partir da frequência 92,5, no Rio de Janeiro. Adotou uma programação voltada para o público adulto, transmitindo músicas populares suaves, em sua maioria orquestradas (chamadas pelos americanos de easy listening).

Propaganda da emissora Globo Stereo FM, em O Globo, 30/09/1976. Arquivo/Agência O Globo“Fui para a rádio em 1984, por aí. Foi superinteressante. Larguei tudo que havia feito até então e fui fazer uma coisa completamente nova, mexer com programação de rádio. Sempre gostei muito de música, desde jazz, música brasileira, rock, tudo. Comecei como gerente de FM. Em seguida, fui gerente de Promoções, e fui deslanchando lá dentro. É interessante”, recorda José Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo.

Na década de 1980, já conhecida como Globo FM, a rádio conquistou grande audiência com uma programação de MPB, jazz e música instrumental. A partir de 1995, aumentou o tempo dedicado ao pop rock para, posteriormente, diversificar a programação, voltando-se para os sucessos internacionais das décadas de 1970, 1980 e 1990, além de abrir espaço para o pop nacional.

“Basicamente, fiz uma rádio que eu gostaria de ouvir. E deu certo! Durante quatro meses, entrevistei pessoas sobre o que elas gostariam de ouvir. Isso foi o núcleo da Globo FM. Foi uma experiência muito feliz.”  (José Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo) 

A rádio incorporou à programação o Giro Global, com notícias, dicas culturais, informações de economia e mercado financeiro, além de previsão do tempo e dados sobre o trânsito, com a participação de um repórter aéreo.

Entre seus slogans famosos, destacaram-se: “Só música boa pra você ficar numa ótima”, "A diferença entre ouvir e sentir", "Você não ouve, você sente".

Em 2006, o Sistema Globo de Rádio resolveu apostar na Globo FM em rede, via satélite, com retransmissoras em cidades brasileiras. Em janeiro de 2008, a emissora abandonou o sistema de rede e tornou-se uma webrádio no portal do Sistema Globo de Rádio, apostando na qualidade da programação musical e nas promoções, para atrair ouvintes. Desde então, também passou a licenciar o nome Globo FM para uso local de emissoras interessadas.

Em setembro de 2012, a Globo FM reformulou seu conteúdo e a rádio deixou de ser uma “light FM” para ter uma programação de pop rock e informações. Atualmente, a Globo FM pode ser ouvida na internet e canais a cabo.