A partir do final da década de 1980, a Som Livre se firma no mercado com o lançamento de discos que viraram uma verdadeira febre. A trilha da novela O Rei do Gado, de Benedito Ruy Barbosa, vendeu mais de um milhão de cópias, em menos de um mês. Com o surgimento da internet, a Som Livre criou, em 1999, sua primeira loja virtual.


Minisséries

Em Anos Dourados, de 1986, o autor Gilberto Braga participou da produção musical da minissérie. A trilha sonora foi apresentada de forma diferente da habitual nas produções da TV Globo: nenhum personagem tinha tema próprio, nem mesmo os casais apaixonados. As melodias acompanhavam o clima de cada cena, conforme indicação do autor nos capítulos.  “Tom Jobim compôs, a meu pedido, o tema de abertura de Anos Dourados. Ele pediu a letra para o Chico Buarque, mas como o Chico atrasou, entramos no ar com uma abertura instrumental. Mas temos que tirar o chapéu para o Chico, porque a letra ficou um primor”, conta Boni.

Malu Mader e Felipe Camargo em Anos Dourados, 1986. TV GloboHilda Furacão, minissérie de Gloria Perez de 1998, também fez sucesso com uma seleção de músicas nostálgicas como Resposta ao Tempo, na voz de Nana Caymmi;  Que Será, por Doris Day;  Que Queres Tu de Mim, interpretada por Altemar Dutra; e Meditação, cantada por Maysa.

Em 1999, Chiquinha Gonzaga rendeu um disco trazendo gravações na forma de clipes apresentados ao longo da minissérie. A obra da compositora de Ô Abre-Alas e Lua Branca recebeu versões de Marlene, Emilinha Borba, Ângela Maria, Milton Nascimento, Paulinho Moska, Alcione e Adriana Calcanhoto, entre outros.

Os Maias, de 2001, ganhou uma trilha sonora especial, com temas originais compostos pelo compositor e maestro John Neschling e executados pela Orquestra Sinfônica. “Tive um prazer enorme em escrever temas para Eça de Queiroz, meu primeiro grande amor literário, e em pensar em Lisboa, minha primeira grande paixão europeia”, conta Neschling no encarte do CD. O grupo português Madredeus também participou da trilha da minissérie com o tema de abertura (O Pastor) e outras três faixas da trilha: As Ilhas dos Açores, Haja o que Houver e Matinal.