A partir do final da década de 1980, a Som Livre se firma no mercado com o lançamento de discos que viraram uma verdadeira febre. A trilha da novela O Rei do Gado, de Benedito Ruy Barbosa, vendeu mais de um milhão de cópias, em menos de um mês. Com o surgimento da internet, a Som Livre criou, em 1999, sua primeira loja virtual.


Som Livre Masters

“Procurei saber que relançamentos eram mais esperados pelo público interessado nesse tipo de disco.” Charles Gavin, músico

Em 2005, é lançada uma coleção organizada pelo músico Charles Gavin com preciosidades do acervo da Som Livre. A série Som Livre Masters foi composta por 25 CDs com capas e encartes originais. Na seleção estavam artistas de vários gêneros, incluindo o experimentalismo de Tom Zé, o funk-soul brasileiro de Tim Maia, a bossa-jazz do Zimbo Trio, o lounge de Osmar Milito, as trilhas das séries infantis Sítio do Picapau Amarelo e Vila Sésamo, o ritmo nordestino de Alceu Valença e discos clássicos dos Novos Baianos, Francis Hime, Maísa, Moraes Moreira, Marcos Valle, Vinicius de Moraes, Toquinho e Marília Medalha. Em 2006, Charles Gavin organiza nova série, a Som Livre Masters Trilhas. A coletânea reuniu 26 CDs com trilhas sonoras de novelas, séries e programas humorísticos e infantis da Rede Globo, como O Astro (1ª versão), Cavalo de AçoO EspigãoLocomotivasO Primeiro AmorMinha Doce NamoradaO RebuMalu Mulher, Chico CityPirlimpimpimPlunct Plact ZuuumTV Colosso, entre outros.