Nos anos 1980, a Globo introduziu o uso do satélite na transmissão de sua programação para todas as emissoras e afiliadas, imprimindo maior qualidade aos programas. O jornalismo ganhou ainda mais agilidade, investindo na divulgação de notícias de forma imediata e instantânea para todo o país. 


Criança Esperança

Edição de estreia do programa Criança Esperança, 1986. TV GloboEm 1979, a TV Globo participou da campanha pelo Ano Internacional da Criança, estabelecido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).  Nessa data, foi criada a Campanha da Criança, premiada no ano seguinte pelo Unicef. Em 1986, a Globo e o Unicef lançaram a campanha anual Criança Esperança, uma ação de mobilização social, de âmbito nacional, que busca a conscientização da população e das autoridades em prol dos direitos da infância e da adolescência. Shows anuais, transmitidos ao vivo para todo o país, são o ponto alto da campanha, reunindo diversos artistas, entre músicos, apresentadores e atores do elenco da emissora, que se juntam para dar início ao período de arrecadação de doações feitas pelos telespectadores e por várias instituições para a Unesco que, desde 2004, virou a parceira da campanha. 

Criança Esperança foi atestado pela ONU como programa-modelo de assistência e exemplo para outras televisões do mundo e rendeu prêmios ao jornalista Roberto Marinho. Em abril de 1980, o então presidente das Organizações Globo foi condecorado pelo Unicef com um diploma de honra e uma medalha em reconhecimento por seu trabalho e o da emissora na promoção da campanha. Em 1989, recebeu da Unicef o prêmio Comunicação e Infância.  

A preocupação de Roberto Marinho em apoiar iniciativas sociais para melhorar as condições de vida da população já se manifestava antes da criação do projeto Criança Esperança, e teve continuidade depois. O jornalista sempre abriu espaço na programação da Globo para a veiculação de campanhas socioeducativas próprias e de terceiros, como a importância da amamentação e da doação de sangue, segurança no trânsito, preservação ambiental, prevenção em saúde, entre tantas outras.